Realizados em Capitão 367 exames no dia Mundial contra a Hepatite
por Rotary Club de Capitão Leônidas Marques
No Dia Mundial contra a Hepatite, celebrado na quinta-feira (28), uma ação de prevenção e controle das doenças foi realizado em Capitão L. Marques. A campanha foi denominada como ‘Hepatite Zero’, sendo esta uma iniciativa em vários países pela organização do Rotary Internacional.
Nessa mobilização em Capitão que contou com a parceria do Rotary Club na divulgação e na doação de 500 kits de exames para os testes rápidos contra Hepatite C, foram concretizados 367 exames no Posto de Saúde Central. A mobilização faz parte da programação da semana de atividades de combate às hepatites virais.
Conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS), as Hepatites acometem cerca de 20 milhões de pessoas em todo mundo, dos quais 1,4 milhão morrem a cada ano, em decorrência de complicações pela sua evolução. A doença, considerada um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, é silenciosa, pois nem sempre apresenta sintomas, e muitas pessoas só percebem que estão doentes quando as manifestações já se tornaram graves, na forma de cirrose ou câncer de fígado.
A enfermeira Barbara Marca faz uma avaliação da campanha. “Foi um número bom, as pessoas procuram o Centro de saúde para realizar o teste. E ficamos felizes, porque nenhum caso deu positivo. Agradecemos ao Rotary pela parceria e peço às pessoas que procurem durante a semana o Centro de Saúde para realizar o teste, é rápido e não tem custo”.
Na foto: o Rotariano Volmir Zolet entrega um dos kits de exames para a Secretaria de Saúde Ivone Bortolace.






