Empoderamento de Meninas - Defesa Pessoal/ câncer de Mama/ arrecadação de absorventes

Empoderamento de Meninas - Defesa Pessoal/  câncer de Mama/ arrecadação de absorventes

por Rotary Club de Francisco Beltrão-Novas Gerações

Área de enfoque
Prevenção e tratamento de doenças

Introdução

O Rotary Club de Francisco Beltrão-Novas Gerações em parceria com a Academia de Jiu-Jítsu Gracie Barra de Francisco Beltrão, realizou nesta terça-feira, dia 26 de outubro de 2021, dentro do Projeto: “Empoderamento de Meninas”, um Seminário de Defesa Pessoal para Mulheres. O Projeto é incentivado pelo Presidente 2021-22 do Rotary International, Shekhar Mehta, que visa fortalecer o espaço da mulher assegurando que tenham acesso à educação, recursos, serviços e oportunidades para que as futuras gerações de mulheres líderes tenham as ferramentas necessárias para o sucesso.

Quem

Introdução: O Presidente do Rotary Internacional 2021-2022 tem encorajado ações globais nas comunidades voltadas para o empoderamento feminino. As mulheres, apesar de maioria na população mundial, foram historicamente negligenciadas em várias culturas no passado, e julgadas como menos capazes, fracas e passíveis de agressão física e moral. Por conta disso, iniciativas voltadas para o empoderamento feminino vêm sendo lançadas ao redor do mundo, visando seu fortalecimento e respeito pela sociedade.

Neste contexto, o atual presidente do Rotary Internacional, Shekhar Mehta, incentivou a criação de projetos voltados ao tema Empoderamento de Meninas, visando fortalecer a figura da mulher na sociedade e assegurar que as mesmas tenham acesso à educação, serviços e oportunidades de forma igualitária de modo que as futuras gerações de mulheres líderes tenham consigo as ferramentas necessárias para o sucesso. Neste contexto muito se tem discutido sobre o papel da pobreza menstrual e da violência contra a mulher como fontes de limitação do desenvolvimento futuro destas meninas.

A Unicef tem encorajado ações voltadas para a saúde menstrual de meninas, bem como a promoção de rodas de conversa sobre a saúde feminina e ações que permitam o seu empoderamento. Este projeto visa fortalecer o espaço da mulher assegurando que tenham acesso à educação, recursos, serviços e oportunidades para que as futuras gerações de mulheres líderes tenham as ferramentas necessárias para o sucesso. Levantamento realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) aponta que no Brasil cerca de 4 milhões de meninas vivem em situação de pobreza menstrual, e não têm acesso a itens mínimos de higiene e cuidado menstrual nas escolas. Ainda, quase 116 mil meninas dependem de doações para terem acesso à absorventes no país, o que gera altos índices de evasão escolar durante o período menstrual. A ausência de condições sanitárias mínimas de cuidado e higiene durante este período representa um risco social e de saúde para esta população, distanciando o Brasil de alcançar metas de desenvolvimento sustentável (ODS) como como o ODS 3, relacionado à saúde e ao bem-estar, o ODS 5, sobre empoderamento de meninas e mulheres.

Além disso, dados do Observatório da Mulher Contra a Violência mostram que a cada hora cerca de 30 mulheres sofrem agressão física no Brasil, sendo que a cada dia 3 delas vão perder a sua vida por conta do feminicídio. Estes dados apontam para a necessidade de iniciativas que preparem as mulheres para que elas sejam capazes de se defender minimamente frente a uma agressão iminente, ou ainda tenham preparo para se desvencilhar de possíveis agressores antes da ocorrência de desfechos potencialmente fatais.

Por conta disso, o Rotary Clube Novas Gerações de Francisco Beltrão, em parceria com a academia de jiu-jitsu Grace Barra, formularam uma iniciativa de empoderamento de meninas voltada para a redução da pobreza menstrual e a capacitação de meninas passíveis de serem vítimas de agressões físicas. Esta proposta visa atingir um público de meninas que vive em bairros do município de Francisco Beltrão de baixa renda per capita, onde são frequentes a evasão escolar e o registro de ocorrências policiais de agressão à mulher.


O quê

Realização de um encontro com ações voltadas para o empoderamento de meninas, composto por uma roda de conversa sobre câncer de mama promovida pela ONG Mão Amiga, curso de defesa pessoal para mulheres promovido pela academia Gracie Barra Jiu-Jitsu e arrecadação de absorventes junto ao Laboratório de Biologia de Tumores da Unioeste para entrega junto à população de meninas em situação de pobreza menstrual no município de Francisco Beltrão.


Onde

 Academia de Jiu-Jítsu Gracie Barra de Francisco Beltrão - Centro 


Quando

Dia 26 de outubro de 2021

Pessoas Beneficiadas
75

Fotos



 

Localizar site dos clubes